Foto: Pedro Piegas (Diário)
Incêndio na Vila Conceição se espalhou rapidamente pelas taquaras. Calor ajuda na propagação
ATUALIZADA às 18h do dia 25 de novembro de 2020
Entre a tarde de terça e de quarta-feira, em um período de 24h, os bombeiros atenderam pelo menos oito incêndios em Santa Maria. Dois deles, foram em residências e um em um galpão. Mas o alerta fica para a causa da maioria dos registros: fogo em vegetação e que acaba se alastrando muito rápido em função do calor, tempo seco e vento quente.
Na tarde desta quarta-feira, os bombeiros foram acionados por moradores da Vila Conceição. O fogo começou em uma área de taquareiras e atingiu uma área de cerca de 100 metros, mas se espalhou muito rápido e assustou moradores da redondeza. Pouco depois de controlar as chamas, o fogo atingiu a mesma região e uma guarnição foi acionada novamente para combater as chamas.
Ainda nesta quarta-feira, as equipes atenderam outros dois incêndios em vegetação no interior. Um deles foi próximo do campus da Ulbra. O outro, atingiu uma plantação de trigo perto da Estrada de Canudos, próximo das margens da BR-287, entre Santa Maria e São Pedro do Sul. O fogo na lavoura começou na terça, quando as equipes ficaram quase seis horas combatendo as chamas, entre 11h e 19h. Na manhã de quarta, o incêndio atingiu novamente o local.
Galpão é consumido pelo fogo em Tupanciretã
Na terça-feira, outro fogo em vegetação foi registrado pela guarnição por volta das 14h15min. Este foi em uma área de eucaliptos próximo à BR-158 (Faixa de Rosário), logo após a entrada do Bairro Tancredo Neves.
Jovem morre afogado no Rio Vacacaí em São Gabriel
Ainda na terça, entre as 20h50min e 22h, foram três ocorrências em sequência atendidas por guarnições locais. Um galpão foi totalmente consumido pelo fogo na Rua José Tavares no Bairro Passo das Tropas; um incêndio consumiu uma área de vegetação na Rua Helena Toniolo Figuera no Bairro Pé de Plátano; e duas residências foram queimadas pelo fogo no Beco da Babilônia na Vila Oliveira. Ninguém se feriu.
PRF apreende R$ 320 mil sem procedência em Livramento
Ainda pela manhã de terça, os bombeiros também foram chamados por volta das 6h para combater um incêndio numa casa abandonada na Rua Irmã Terezinha Werner no Bairro Nova Santa Marta. Com o fogo, toda a parte interna da edificação, construída uma parte com madeira e outra com tijolos, foi destruída.
OUTROS CASOS
Nesta época do ano, é comum que o 193 atenda mais ligações relacionadas às chamas em vegetação. Em alguns casos, os próprios moradores acabam controlando e monitorando as chamas. Os bombeiros pedem que nenhum tipo de queimada seja feita em dias de altas temperaturas e de vento quente, como foi esta terça e quarta-feira na cidade.